Vai ter circuit breaker? Confira o que pode acontecer na bolsa nesta 5ª após a “bomba” no governo Temer

Pregão será paralisado nesta quinta-feira se o Ibovespa cair mais de 10%

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A Bolsa pode voltar a ter um “circuit breaker” nesta quinta-feira (18) pela primeira vez desde a crise de 2008. A notícia de que o dono da JBS, Joesley Batista,  gravou o presidente Michel Temer dando autorização para comprar o silêncio de Eduardo Cunha deve deve afugentar os investidores do mercado de ações. No mercado de câmbio, também deve ocorrer forte volatilidade, com forte alta do dólar ante o real. 

 Em Nova York, o ETF (Exchange Traded Fund) EWZ, que representa os papéis com maior peso no Ibovespa, desabava 10,73% às 20h51 (horário de Brasília). Por se tratar das principais ações do índice, este ativo se torna um bom indicador do que esperar do mercado na sessão de amanhã. Assim, a chance de um circuit breaker é grande. 

O “circuit breaker” na B3 funciona assim:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

– se o Ibovespa atingir o limite de baixa de 10% (em comparação ao dia anterior), os negócios serão interrompidos por meia hora.

– reaberto o pregão, se houver oscilação negativa de até 15%, a interrupção se dá por mais uma hora.

– voltando a funcionar, com queda de 20%, ocorre suspensão dos negócios por prazo a ser definido pela Bolsa. Nessa hipótese, a decisão deverá ser comunicada ao mercado. De qualquer forma, na última meia hora de pregão, as negociações acontecerão. 

Continua depois da publicidade

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.