Críticas do ex-ministro

Usar macroeconomia para distribuição de renda é um absurdo, critica Bresser-Pereira

"(John) Keynes nunca teve como ideia usar política macroeconômica para distribuir renda, ele queria pelo emprego, que significa mais crescimento", afirmou o ex-ministro da Fazenda

arrow_forwardMais sobre

O ex-ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser-Pereira afirmou nesta segunda-feira, 01, que usar a macroeconomia para distribuir renda é um absurdo. A declaração foi dada durante seminário de política fiscal na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP).

“(John) Keynes nunca teve como ideia usar política macroeconômica para distribuir renda, ele queria pelo emprego, que significa mais crescimento”, afirmou. Segundo ele, existem maneiras melhores de promover a distribuição de renda: valorização do salário mínimo, política de impostos progressivos e aumento do gasto social.

“Expandir despesa porque isso seria de esquerda, progressista, não faz sentido. É evidente que estamos em recessão, e a principal causa foi expansão fiscal”, afirmou Bresser-Pereira, sentado ao lado do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que também participa do evento.

PUBLICIDADE