Urna eletrônica: veja como ela funciona por dentro

Canal Manual do Mundo, junto o TSE, mostrou como a urna é construída e falou sobre a possibilidade de fraude do sistema eleitoral

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Desde antes do primeiro turno desta eleição, muitos eleitores passaram a questionar o funcionamento da urna eletrônica, indicando que ela seria suscetível à fraudes. Um dos principais problemas apontados está na falta da possibilidade de auditoria da urna eletrônica, mas você sabe como funciona a urna?

O jornalista Iberê Thenório, criador do canal “Manual do Mundo“, que tem 11 milhões de inscritos, publicou um vídeo em que ele abre a urna eletrônica, tirando dúvidas com o coordenador de tecnologia eleitoral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Rafael Azevedo, sobre o funcionamento do equipamento.

Entre as partes físicas, ele mostra separadamente como é montada a urna, que basicamente conta com o teclado, a tela, uma impressora para o boletim de urna e a zerésima, bateria e duas placas onde estão os softwares da votação.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entre as conexões, a urna conta apenas com um cabo de energia e entradas para impressora (caso se adote o esquema de impressão dos votos) e fone de ouvido. Ainda existem dois compartimentos lacrados para entrada USB caso seja necessário. Não há como ligar a urna à internet.

Azevedo explica que os votos são guardados em um cartão de memória e que os dados armazenados são sempre embaralhados. Neste esquema, a cada voto que o eleitor coloque, a informação é jogada em um arquivo e misturada para que não seja possível saber a ordem de eleitores e nem dos votos dados.

Confira o vídeo do “Manual do Mundo” abaixo:

Continua depois da publicidade

A hora de investir em ações é agora: abra uma conta na Clear com taxa ZERO de corretagem!

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.