União Europeia aprova embargo ao petróleo do Irã, diz agência de notícias

País vende cerca de 20% de seu petróleo aos países da União Europeia, mas o essencial da produção é direcionada à Ásia

Mariana Mandrote

Publicidade

SÃO PAULO – Os diplomatas dos 27 países-membros da União Europeia concordaram nesta segunda-feira (23) em embargar o petróleo do Irã, como parte de uma série de sanções contra o país por seu programa nuclear, informa a Reuters, citando um oficial na condição de anonimato. As sanções envolvem a proibição de todos os contratos de petróleo com o Irã, enquanto os contratos existentes serão cumpridos até 01 de julho.

“Os embaixadores da União Europeia chegaram a um acordo sobre sanções ao Irã”, afirmou o diplomata sênior do bloco. O acordo deverá ser adotado formalmente nesta segunda-feira em uma reunião de ministros das Relações Exteriores, que acontece em Bruxelas. O barril de petróleo opera em alta neste pregão, com valorização de 0,59% em Londres e de 0,89% em Nova York, sendo que o primeiro é negociado a US$ 110,96 e, o segundo, a US$ 99,34.

Os países europeus também concordaram em sancionar o banco central iraniano, o que será utilizado para congelar os ativos na Europa e realizar uma proibição parcial das transações com este instituto monetário.

Continua depois da publicidade

O Irã vende cerca de 20% de seu petróleo aos países da União Europeia, mas o essencial da produção é direcionada ao continente asiático. O movimento europeu segue a decisão dos Estados Unidos, que anunciaram novas sanções contra o programa nuclear iraniano pouco antes do Réveillon. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.