Um ano de governo Lula: o que 2003 deixou de legado para a economia e política

Apesar de combate à inflação e do maior superávit primário, desemprego cresceu e espetáculo do crescimento não saiu do papel

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O ano de 2003 foi, sem dúvida, um daqueles em que o brasileiro acompanhou mais de perto a evolução da economia e também o cenário político nacional. Certamente, um número maior de pessoas abriu os jornais diariamente ou sintonizou seu rádio em alguma agência de notícias enquanto aguardava o trânsito andar nas grandes cidades.

A razão para este comportamento? Simples: 2003 marcou o início do governo petista no âmbito federal. O que, aparentemente, seria mais um governo em Brasília, ganhou, neste ano, proporções maiores, uma vez que Lula chegou à rampa do Planalto carregando consigo as promessas de rápido crescimento econômico e geração de emprego.

Muitas promessas ainda não saíram do papel

Tendo praticamente terminado o seu primeiro ano de governo, o que corresponde a uma expressiva parcela de 25% do mandato presidencial, Lula cumpriu apenas parte de seu trato com a sociedade brasileira, constante no documento “Carta ao Povo Brasileiro”, editado ainda durante a campanha eleitoral.

Continua depois da publicidade

Antes de uma avaliação mais rigorosa, é necessário, contudo, termos em mente três aspectos: o que o governo Lula realizou, o que ele prometeu realizar e, principalmente, o que era possível ser feito. Com isto em mente, veremos que o primeiro ano de governo foi, sem dúvida, bom, já que o Planalto conseguiu tranqüilizar o mercado em relação ao seu comportamento.

Assim, quem achou que o governo petista seria pautado por megalomanias sociais, quebra de acordos e contratos, certamente se frustrou, pois o que se viu foram atitudes coerentes com a austeridade monetária e fiscal prometida ainda em campanha. Por outro lado, quem esperava o crescimento econômico e políticas sociais mais amplas também se frustrou, uma vez que o governo pecou bastante nestes pontos.

Confira os principais pontos do governo Lula em 2003

Dessa maneira, listamos abaixo alguns dos principais pontos da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva antes de sua vitória nas urnas, em outubro de 2002, destacando quais foram os principais avanços e o que ficou na promessa em 2003, seu primeiro ano à frente da presidência da República:

Continua depois da publicidade