Últimas cenas do caso Renan exemplificam reprovação dos Três Poderes

Em avaliações sobre Legislativo, Executivo e Judiciário, nota zero é a mais freqüente; bases do setor público questionadas

Rodolfo Cirne Amstalden

Publicidade

SÃO PAULO – Avaliações sobre o Legislativo, Executivo e Judiciário deixam evidente o descontentamento do brasileiro com as bases do setor público. Em todas as três enquetes realizadas pela InfoMoney – uma para cada Poder -, a nota com maior freqüência da amostra é zero.

Dos 2.203 participantes da pesquisa sobre o Executivo, 1.099 (49,89%) optaram pelo conceito mínimo. Em relação ao Judiciário, foram 1.230 (47,36%) notas zero entre 2.597 observações. E para o Legislativo, 1.485 (69,95%) entre 2.123.

Analisadas de forma agregada, as avaliações em pauta descrevem um padrão geral de insatisfação; e com pouca margem para questionamento. Nenhum dos Poderes conseguiu uma média ponderada acima de 2,0.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Idealizados por Montesquieu como uma tríade de relações sinérgicas, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário têm sua complementaridade em xeque. O caso Renan Calheiros – que começa com inúmeras acusações e termina absolvido pelo Senado – exemplifica motivos para a crítica.

Poderes complementares

Na quarta-feira (13), uma votação no Senado poderia culminar na cassação do mandato de Renan. Mas o presidente da Casa não parecia constrangido. Recebeu com naturalidade o resultado: 35 votos pela cassação, 40 contrários e seis abstenções.

Representantes do Executivo preferiram o sentimento de alívio. O próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, declarou o assunto como encerrado: “Eu acho que o Senado resolveu o problema”.

Continua depois da publicidade

Segundo Lula, para seu Poder, o que importa é ver as coisas voltando a funcionar. Postura pragmática, de olho nos projetos encaminhados: “Nós temos CPMF, reforma tributária e coisas de interesse do povo brasileiro”.

Com um provável ponto final sem maiores repercussões, o caso Renan deixa os inquéritos do STF (Supremo Tribunal Federal) como meras conjecturas. Ficam vazios, também, os esforços do Judiciário. Só para completar as sinergias da tríade.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados