UE atuará em coordenação de plano para impulsionar proteção da Amazônia

Grupo que inclui membros da UE e instituições como o Banco Europeu de Investimento, coordenará 260 milhões de euros em contribuições

Reuters

Publicidade

A União Europeia apoiou, nesta sexta-feira (15), um plano para impulsionar a proteção da Amazônia, comprometendo-se a coordenar as contribuições financeiras dos membros do bloco e a garantir que o dinheiro seja gasto conforme previsto em seu esquema de investimento Global Gateway.

O Team Europe, que inclui os Estados membros da UE e instituições como o Banco Europeu de Investimento, coordenará 260 milhões de euros já prometidos por Espanha, Itália, Suécia, França, Alemanha e Holanda para conter o desmatamento na Amazônia.

Além disso, a UE adicionará uma quantia não revelada para proteger a floresta da exploração madeireira no esquema de investimento Global Gateway na América Latina, onde a proteção da floresta amazônica é um dos projetos principais.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No âmbito do projeto Global Gateway, a UE se comprometeu em julho a investir 45 bilhões de euros na América Latina até 2027 e o esquema será discutido em mais detalhes nesta sexta-feira entre os ministros do bloco e da América Latina em Santiago de Compostela, na Espanha.

Os ministros estão procurando garantir que o dinheiro seja entregue e gasto como previsto, disse uma fonte com conhecimento direto das negociações, pedindo para não ser identificada.

No passado, a Comissão foi criticada por prometer grandes quantias de investimento para regiões em desenvolvimento sem nenhum mecanismo para verificar se o dinheiro foi realmente desembolsado.

Continua depois da publicidade

Agora, a Comissão assumirá a liderança na coordenação do fluxo de dinheiro, integrando as doações individuais dos países em uma plataforma de doadores lançada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) nesta sexta-feira, à margem da reunião dos ministros.

Mais da metade da destruição global de florestas tropicais antigas ocorreu na Amazônia e em florestas limítrofes desde 2002. As florestas tropicais, em especial a Amazônia, absorvem grandes quantidades de dióxido de carbono e são fundamentais para moldar o clima da Terra, o que as torna vitais para evitar as mudanças climáticas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.