TSE vota regras para uso de inteligência artificial nas eleições municipais

Tribunal deve proibir divulgação de “conteúdo fabricado e manipulado” com fatos não verdadeiros ou descontextualizados; normas relativas a pesquisas e ao Fundo Eleitoral também serão votadas

Agência Brasil

Edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Publicidade

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a sessão desta terça-feira (27) a votação das regras para a eleição municipal de outubro, com destaque para a resolução sobre propaganda eleitoral, que deve disciplinar o uso de tecnologias de inteligência artificial (IA) nas campanhas.

No texto que deverá ser colocado em votação, a relatora, ministra Cármen Lúcia, propôs que a utilização de material “fabricado ou manipulado” por meio de IA somente seja permitido se a informação sobre o uso da tecnologia for divulgada de forma “explícita e destacada”.

Além disso, a norma traz vedações ao uso de qualquer “conteúdo fabricado e manipulado” com fatos sabidamente não verdadeiros ou gravemente descontextualizados, que possam causar danos ao equilíbrio da eleição.

Continua depois da publicidade

A minuta prevê ainda que os provedores de aplicações na internet sejam responsáveis pela implantação de medidas que impeçam a publicação de conteúdo irregular, que atinja a integridade do pleito.

O texto sobre o tema foi divulgado em janeiro. Em seguida, foram realizadas audiências públicas obrigatórias, na sede do TSE, para receber contribuições sobre as normas eleitorais.

Em mais de uma ocasião, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, defendeu punições para o uso de material manipulado por IA, fenômeno que classificou como “extremamente perigoso”.

Continua depois da publicidade

Além da resolução sobre propaganda eleitoral, os ministros do TSE devem votar, na terça-feira, as regras relativas ao Fundo Eleitoral, a pesquisas eleitorais, a auditorias e fiscalizações do pleito e a prestação de contas, entre outros temas.