TSE resolve multar Lula em R$ 900 mil por propaganda eleitoral antecipada

Presidente da instituição criticou ainda as promessas que estão sendo realizadas pelos candidatos à presidência

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) resolveu multar em R$ 900 mil o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por propaganda eleitoral antecipada. O presidente da instituição avaliou que a cartilha “Brasil, um país de Todos” fazia comparações entre o governo atual e o de Fernando Henrique Cardoso.

A cartilha foi publicada em dezembro de 2005 com uma tiragem de um milhão de exemplares. O advogado de Lula, Antonio Tofoli, já declarou que vai recorrer da decisão.

Propaganda enganosa

Ao comentar o caso, Marco Aurélio de Melo, presidente do TSE, criticou ainda as promessas que estão sendo realizadas pelos candidatos à presidência em seus programas eleitorais.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Melo acredita que muitas das propostas apresentadas poderiam ser enquadradas como propaganda enganosa e ironicamente disse que seria muito interessante se as regras do Código de Defesa do Consumidor fossem aplicadas à propaganda eleitoral.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.