TSE rejeita pedido de Lula para participar de debate na RedeTV!

Decisão foi tomada pelo ministro Sérgio Banhos e tira ex-presidente de seu segundo debate

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato ao Palácio Planalto pelo PT, ficará de fora de mais um debate entre presidenciáveis transmitido por emissora de televisão aberta. O ministro do TSE Sérgio Banhos decidiu, na tarde desta quinta-feira (16), que o líder petista, preso há quatro meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, não poderá participar do encontro a ser realizado pela RedeTV! em parceria com a revista IstoÉ na próxima sexta-feira.

Leia também: Até quando Lula será candidato à presidência? Entenda o passo a passo do processo

No despacho, o magistrado diz que a prisão de Lula foi decidida pela Justiça Federal, e que, por isso, não cabe a ele permitir que o ex-presidente deixe a prisão para ir presencialmente ao debate, ou para autorizar a instalação de equipamentos na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, onde o petista cumpre pena. Para Banhos, qualquer decisão em outro sentido representaria uma “indevida interferência da Justiça Eleitoral na esfera de competência do juiz da execução da pena”.

Continua depois da publicidade

O novo impedimento ocorre um dia após o PT registrar no TSE a candidatura de Lula à presidência e do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad na vice. O ex-presidente, condenado por órgão colegiado, está inelegível em função da Lei da Ficha Limpa, mas ainda precisa ter seu pedido de registro julgado pelo Tribunal.

Leia também: Lula ou Haddad: quem será o candidato do PT nas pesquisas?

Até o momento, já foram apresentados seis pedidos de impugnação à candidatura do ex-presidente, que terão de ser analisados pelos magistrados e respondidos pela defesa. As expectativas são de que o caso seja julgado entre a última semana de agosto e a primeira de setembro.

Continua depois da publicidade

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Tópicos relacionados

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.