TSE recebe os primeiros pedidos de impugnação da candidatura de Lula

Os dois primeiros pedidos foram feitos minutos após o registro no TSE, um por Kim Kataguiri, um dos líderes do MBL, e outro pelo ator Alexandre Frota

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Minutos após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrar sua candidatura no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelo menos dois questionamentos foram apresentados, um por Kim Kataguiri, um dos líderes do MBL (Movimento Brasil Livre), e outro pelo ator Alexandre Frota.

Por sorteio, ficou definido que o primeiro pedido será analisado pelo ministro Admar Gonzaga, enquanto o segundo caso ficará com o ministro Tarcísio Vieira Carvalho Neto. Tanto Kim quanto Frota serão candidatos a deputado federal, o primeiro pelo DEM e o segundo pelo PSL.

Em seu pedido, o líder do MBL argumenta que Lula foi condenado em segunda instância e, por isso, não pode ser candidato por não ser Ficha Limpa. Segundo o advogado Cristiano Vilela, especialista em direito eleitoral, tanto Kim quando Frota não têm legitimidade para fazer o pedido de impugnação.

Continua depois da publicidade

Pela lei, só teriam tal condição para tal partidos políticos, coligações, candidatos ao mesmo cargo e o próprio Ministério Público. Aos cidadãos é possível entrar com “notícia de inelegibilidade”, uma espécie de pré-impugnação a ser apurada pela Justiça Eleitoral.

De qualquer forma é esperado que diversos outros pedidos sejam feitos. O Novo, partido do candidato João Amoêdo, já disse que irá com dois pedidos no TSE, o primeiro pela impugnação da candidatura de Lula e o segundo pela retirada do petista da campanha eleitoral.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.