TSE poderá reabrir ação contra Dilma e Temer após ministra liberar voto a favor

O PT ressalta que não houve irregularidades e que as contas da campanha foram aprovadas pelo tribunal

Marília Kazmierczak

Publicidade

SÃO PAULO – O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) poderá reabrir ação contra a presidente Dilma Rousseff (PT) e seu vice-presidente, Michel Temer depois que a ministra do TSE, Luciana Lóssio, liberou seu voto sobre a reabertura da investigação que pede a cassação dos mandatos dos políticos. Se o cenário seguir desta maneira, Dilma e Temer deverão apresentar defesa.

Votaram pela investigação os ministros Luiz Fux, Henrique Neves, Gilmar Mendes e João Otavio de Noronha. A ministra Maria Thereza de Assis Moura, relatora do processo, manteve seu voto para a rejeição da ação. Agora só o presidente do TSE, Dias Toffoli, precisa apresentar seu voto.

A demanda do opositores do PSDB é a investigação de abuso de poder econômico e político na campanha da presidente e as suspeitas de que recursos desviados pela de corrupção na Petrobras tenham ajudado a financiar sua reeleição. O PT ressalta que não houve irregularidades e que as contas da campanha foram aprovadas pelo tribunal.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O ministro Luiz Fux também propôs que o TSE una a tramitação dos quatro processos da oposição que pedem a investigação da campanha da presidente. O que os difere é que cada ação foi protocolada em momentos diferentes, antes ou depois da diplomação, e os casos foram distribuídos para três ministros diferentes. Fux disse que “as ações deveriam ficar sob o comando da ministra Maria Thereza”, relatora de uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo. Para o ministro, é a única ação que tem previsão constitucional para que um mandato seja cassado.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.