TSE julga improcedente representação da oposição contra Lula e Dilma

Representação alegava propaganda eleitoral antecipada, que só é permitida a partir de julho, em inauguração de obras

Tainara Machado

Publicidade

SÃO PAULO – O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julgou improcedente a representação da oposição contra a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por propaganda eleitoral antecipada, que só é permitida a partir de julho.

Segundo os partidos da oposição (DEM, PSDB e PPS), Dilma e Lula teriam feito propaganda em eventos de inauguração de obras em Jenipapo de Minas e Araçuaí, em Minas Gerais. Para sustentar a acusação, a representação trazia trechos do discurso de Lula que, segundo as legendas, teriam o objetivo de promover a candidatura de Dilma à Presidência.

No entanto, o juiz responsável pela análise, o ministro auxiliar Joelson Dias, considerou que não há indícios no discurso do presidente que configurem antecipação de campanha. Segundo Dias, Lula “apenas teceu considerações acerca da obra que estava sendo inaugurada, sua importância para o país e a região, e ações políticas do atual governo”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Já são nove representações contra Lula e Dilma no TSE, das quais cinco já foram julgadas improcedentes.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.