TSE garante mandato de senadores que trocaram de partido até 16 de outubro

Decisão do Tribunal livra três parlamentares que deixaram o DEM, mas partido já afirmou que vai recorrer

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu na última quinta-feira (25) que senadores, prefeitos e governadores que mudaram de partido após o dia 16 de outubro de 2007 estão sujeitos à perda de mandato.

O órgão também referendou a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de que vereadores, deputados estaduais e federais que trocaram de legenda após o dia 27 de março deste ano também poderão perder seus mandatos.

“Sou otimista. Diante dos termos da resolução e da sinalização do Supremo, não acredito que ninguém mais, sem motivo aceitável, troque de partido”, comentou o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Decisão livra senadores

A decisão do Tribunal livra três senadores da perda de mandato. Os parlamentares Romeu Tuma, César Borges e Edison Lobão, que deixaram o DEM, mudaram de partido antes de 16 de outubro e se livraram da cassação.

O DEM, no entanto, já afirmou que vai recorrer ao TSE para ter de volta os mandatos dos três senadores que deixaram o partido neste ano.

Congresso falhou

O presidente interino do Senado, Tião Viana, comentou nesta sexta-feira (26) a decisão do TSE. Para ele, a resolução foi necessária porque o Congresso não legislou sobre o assunto. “Na falta que teve o Congresso, é evidente que o TSE se sentiu na obrigação de adotar uma interpretação definitiva sobre essa matéria”, disse.

Continua depois da publicidade

Segundo Viana, se houvesse diálogo entre os presidentes dos Três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), uma solução conjunta sobre a fidelidade partidária poderia ter sido tomada.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.