Trump revela bastidores do ataque à Síria – detalhes incluem presidente da China e bolo de chocolate

Trump revelou a reação do presidente da China, Xi Jinping

Mário Braga

Publicidade

SÃO PAULO –  O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou bastidores do momento em que deu a ordem para o ataque aéreo contra uma base militar na Síria. Em uma entrevista ao canal norte-americano Fox Business News, o republicano contou que havia terminado o jantar ao lado do presidente chinês, Xi Jinping, na Flórida, quando recebeu a mensagem dos generais de que o ataque estava preparado.

“Estávamos comendo a sobremesa. A gente comeu o pedaço de bolo de chocolate mais bonito que você já viu e o presidente Xi estava gostando”, detalhou, acrescentando como deu a notícia ao colega chinês. “O que aconteceu foi que eu disse para ele que tínhamos acabado de disparar 59 mísseis em direção ao Iraque…. sim, em direção à Síria”, disse, após ser corrigido pela entrevistadora.

Trump revelou ainda que Xi ficou sem reação “por 10 segudos” e pediu para que um tradutor repetisse a informação. De acordo com o republicano, o líder chinês “ficou OK” com o ataque. Os mísseis foram disparados na noite da última quinta-feira (6) em represália a um ataque com gás contra civis que os EUA atribuem ao regime do ditador sírio Bashar al-Assad.