Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista à TV Record nesta quinta-feira (10) que seu governo irá adotar as mesmas tarifas comerciais sobre os Estados Unidos que o presidente dos EUA, Donald Trump, impuser sobre o Brasil.
“Se ele cobrar 50% da gente, a gente vai cobrar 50% dele”, disse Lula, segundo trecho da entrevista publicado pelo portal R7, da Record. A íntegra está programada para ser veiculada nesta noite.

Lula não cogita diálogo com Trump e vai retaliar se tarifa for mantida, diz Planalto
Segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, Lula não pretende ligar para Trump

Lula avalia retaliar Trump com fim de patentes de medicamentos dos EUA, diz jornal
Segundo fontes ouvidas pelo Estadão, grupo técnico estuda medidas econômicas e comerciais após tarifa de 50% imposta por Trump ao Brasil
Na véspera, em carta a Lula publicada em sua rede social, Trump disse que os EUA adotarão tarifa comercial de 50% sobre as importações de todos os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, citando decisões judiciais brasileiras que considera injustas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e contra gigantes de tecnologia sediadas nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
Na entrevista, segundo o R7, Lula disse ainda que o Brasil pode recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas de Trump.
“Temos vários caminhos. Podemos recorrer à OMC (Organização Mundial do Comércio), propor investigações internacionais, cobrar explicações. Mas o principal é a Lei da Reciprocidade, aprovada no Congresso”, disse Lula, segundo o portal.