Troca de governo: os 5 eventos que estão na agenda de Dilma e Temer nesta quinta

Dia será agitado, com a notificação de Dilma e Temer para a troca de governo e discursos de ambas as partes após a votação

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Com 55 votos a favor contra 22 contra, a admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff foi aprovada no plenário do Senado Federal. A decisão será entregue a Dilma e assinada por ela. A partir de então, ela fica imediatamente afastada durante 180 dias e quem assume o poder interinamente é o vice-presidente Michel Temer. 

Entre especulações, rumores de bastidores e eventos oficiais, Dilma se prepara para deixar a presidência enquanto Temer já está contando as horas para assumir o governo. Confira abaixo como está, por enquanto, o cronograma dos principais eventos envolvendo os dois para esta quinta:

1) 10h: este é o horário que está sendo ventilado nos bastidores como o momento em que a presidente Dilma Rousseff será notificada do resultado da votação. No momento em que ela assinar o documento estará automaticamente afastada.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2) 10h: neste mesmo horário (provavelmente logo em seguida que for notificada), Dilma fará um pronunciamento em rede de rádio e televisão, segundo o informou o Planalto. Logo em seguida, segundo rumores, um vídeo gravado por ela nesta tarde será publicado nas redes sociais.

3) 11h: Apesar de, em teoria, já ser considerado presidente, é apenas neste horário que Temer deve ser notificado do afastamento de Dilma. Com isso, ele estará liberado para assumir o cargo.

4) 15h: Este horário circula nos bastidores como o momento em que Michel Temer pretende assumir o Palácio do Planalto. Segundo a Folha de S. Paulo, ele só entrará no prédio após uma equipe de seguranças fazer uma inspeção no local. Temer não pretende subir a rampa principal do Palácio nem transformar sua chegada num ato simbólico.

Continua depois da publicidade

5) Após 15h: Logo após “assumir” o Planalto, Temer deve fazer um discurso ao povo brasileiro e dar posse aos ministros já escolhidos nestes últimos dias.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.