Trio de juristas aciona TSE pedindo a extinção de nove partidos – e “manda recado” para o PSDB

PT, PMDB, PP, PROS, PRB, PCdoB, PDT, PR e PSD estão na mira dos juristas

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Um grupo formado por três juristas – Modesto Carvalhosa, Laércio Laurelli e Luís Carlos Crema – entrou com um pedido no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para o cancelamento do registro civil e a extinção de nove partidos: PT, PMDB, PP, PROS, PRB, PCdoB, PDT, PR e PSD. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

De acordo com os juristas,  as siglas abandonaram os “princípios republicanos, democráticos e constitucionais para abraçar o crime organizado”. Eles apontam ainda que as agremiações abusaram da confiança do povo brasileiro para roubá-lo”, tendo cometido “inúmeros e repetidos crimes de lesa Pátria”. 

“Os partidos políticos se organizaram em forte disciplina para assaltar os cofres públicos. Instituíram surpreendente estrutura criminosa, com subordinação, hierarquia de comando, divisão de tarefas e repartição do produto do crime”, acusam os juristas. O pedido será analisado pelo ministro Napoleão Nunes.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Através dos pedidos, o grupo de juristas pede que as legendas sejam impedidas de participar do processo eleitoral, tenham os repasses do Fundo Partidário suspensos e sejam impedidas de ter acesso ao rádio e à televisão.  

Em entrevista ao Estadão, Modesto Carvalhosa afirmou que o PSDB ficou de fora do pedido porque as denúncias que se lançaram contra o partido no âmbito da delação do grupo J&F são “mais recentes”. Em sua página no Facebook no fim de semana, Carvalhosa afirmou ainda: “os que não fazem parte desta ação e cometeram atos ilícitos que nos aguardem. Estamos reunindo provas.”

Ao ser questionado pelo jornal, o PT defendeu a existência de partidos políticos para a consolidação da democracia e questionou a “sanha investigatória” contra a legenda. O PMDB, reafirmou que as contribuições eleitorais recebidas pelo partido “estão devidamente declaradas à Justiça Eleitoral e observaram todos os requisitos legais vigentes à época”. O PSD disse que “confia na Justiça Eleitoral e sempre pautou sua atuação no cumprimento da legislação e das normas vigentes”. O PR disse que “tem por norma não comentar assuntos formulados para o exame e análise do Poder Judiciário”. A presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, considerou a medida “uma iniciativa claramente antidemocrática, uma tentativa de restrição da livre organização partidária, que é uma garantia constitucional básica”. 

Continua depois da publicidade

O PRB disse que a petição “é fundamentada meramente em reportagens veiculadas na imprensa com frágeis embasamentos probatórios” e “carece de tecnicidade, pois não individualiza qualquer conduta do PRB capaz de ensejar uma condenação”. O PDT disse que não responderia, enquanto o PROS e o PP não responderam à reportagem. 

(Com Agência Estado) 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.