TRF-4 marca data para julgamento de recurso de Lula

Com isso, a possibilidade de o líder petista começar a cumprir pena já na próxima semana aumenta

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O Tribunal Regional Federal da 4ª Região marcou para a próxima segunda-feira (26), a partir das 13h30 (horário de Brasília), o julgamento do recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a decisão que elevou sua pena pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso envolvendo um tríplex no Guarujá (SP), a 12 anos e 1 mês de prisão.

Com isso, a possibilidade de o líder petista começar a cumprir pena já na próxima semana aumenta. Pela atual jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, esgotados os recursos em segunda instância, um condenado já pode ser preso.

Quer driblar o risco político e ganhar dinheiro com segurança nessas eleições? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em 24 de janeiro, os três desembargadores membros da 8ª Turma do TRF-4 decidiram, por unanimidade, manter a condenação de Lula na primeira instância, aumentando a pena anteriormente aplicada pelo juiz federal Sérgio Moro, de 9 anos e 6 meses para 12 anos e 1 mês de prisão.

Os embargos de declaração foram protocolados pela defesa do ex-presidente no dia 20 de fevereiro. Com o fim do julgamento deste recurso, os advogados de Lula ainda poderão apresentar um segundo embargo dentro de 15 dias após a publicação do acórdão. Contudo, pela posição das turmas criminais do TRF-4, tal recurso não deverá protelar o início do cumprimento da pena do petista. Por sere entendido como recurso meramente protelatório, ele tende a ser julgado com a prisão já executada.

Com o fim dos recursos na segunda instância, a defesa do ex-presidente ainda pode encaminhar recurso especial no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e extraordinário no STF (Supremo Tribunal Federal).

Continua depois da publicidade

Quer driblar o risco político e ganhar dinheiro com segurança nessas eleições? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.