Três dias após ser hostilizado, vídeo mostra Gilmar Mendes sendo elogiado em Lisboa

“Ministro, prazer grande conhecê-lo, apertar sua mão e entender o que o sr está fazendo pelo Brasil“, disse o homem

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – As férias do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes em Portugal estão rendendo fortes emoções para o polêmico magistrado. Três dias após ser hostilizado em Lisboa, Gilmar Mendes foi elogiado por um homem em abordagem feita numa loja no famoso shopping El Corte Inglês. 

“Ministro, prazer grande conhecê-lo, apertar sua mão e entender o que o sr está fazendo pelo Brasil”, disse o homem. “Poucos brasileiros conseguem entender, tá certo? É a garantia da liberdade, a garantia dos direitos.” Gilmar foi econômico ao responder: “momento difícil.”

 No fim de semana, o ministro foi hostilizado por duas mulheres em vídeo que viralizou na internet. “O senhor é de uma injustiça imensurável! Inclusive deve estar querendo se disfarçar aqui, né? Andando como um comum dos mortais. Coisa que não é! O senhor não tem vergonha do que o senhor faz pelo país?”, disse uma das mulheres ao reconhecer o ministro em uma rua do Chiado, bairro turístico tradicional de Lisboa. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Outra mulher falava ao fundo: “[…] faz tanto mal para o Brasil. O senhor não tem vergonha na cara?”. Gilmar Mendes não rebate e tenta se afastar. Uma diz: “a sua cara ninguém consegue esquecer, entendeu? Isso é o fim do mundo”. Já a outra afirma “a gente pede para Deus levar o senhor para o inferno”. O ministro reage em meio a risadas: “ai, meu Deus do céu”. 

Nos últimos meses, as decisões de Gilmar Mendes têm causado polêmica. O ministro decidiu proibir a realização de condução coercitiva de qualquer investigado para interrogatório em todo o país por considerar o procedimento inconstitucional, suspendeu inquérito contra o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), determinou prisão domiciliar para a esposa de Sérgio Cabral, Adriana Ancelmo, além de determinar a soltura do ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho.

Quer investir em ações? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.