Trégua? Temer tenta evitar fortalecimento de Maia – atingindo um dos maiores objetivos do deputado

Para frear Maia, presidente tenta dissuadir parlamentares do PSB a irem para o DEM

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em entrevista à GloboNews transmitida na noite de ontem, o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou ser leal ao presidente Michel Temer, o que ajudou a reforçar o sentimento de “trégua política” – ainda mais levando em conta o recesso parlamentar. Porém, nos bastidores, o que se vê é uma disputa entre o parlamentar e o peemedebista, conforme informa a Folha de S. Paulo e o G1

Nas últimas semanas, já foi noticiado que Maia tem como um dos seus objetivos aumentar a bancada na Câmara do seu partido, o Democratas, e buscaria deputados insatisfeitos do PSB para tanto. Porém, essa estratégia esbarra na resistência de Temer, que  montou uma operação nos bastidores para evitar a migração de cerca de 10 deputados do PSB para o DEM, segundo Andréia Sadi, do G1. 

A Folha e o G1 destacam que o presidente a foi a um encontro com a líder do PSB na Câmara, Tereza Cristina (MS), na manhã desta terça-feira (18). Segundo a Folha, Temer foi sondar os movimentos de Maia e convidar a ala rebelde do partido a ingressar no PMDB.  

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo afirmou Tereza Cristina à Folha, Temer conversou na segunda-feira  com o deputado Danilo Forte (CE) e com o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (PE), dois do grupo de insatisfeitos com o PSB e agendou a visita à casa dela nesta manhã. “Estamos sendo assediados por alguns partidos. Ele [Temer] falou com a gente sobre a possibilidade do PMDB. [Perguntou] se já tínhamos pensando nisso”, afirmou. Tereza Cristina disse ainda que Temer quis sondar os governistas do PSB também sobre a ideia de promover uma simplificação tributária.

Vale destacar que, segundo o Estadão, após se reunir com Temer, Tereza Cristina foi se reunir justamente com Rodrigo Maia. 

O presidente tem o objetivo de que, em meio à instabilidade de seu governo, evitar que Maia se fortaleça com o aumento da bancada do DEM, ressalta Sadi. Formalmente, no entanto, Temer nega esse movimento, alegando conversas com os parlamentares em busca de votos contra a denúncia na Câmara.

Continua depois da publicidade

Porém, segundo Sadi afirmou em outra postagem, após se reunir com lideranças do PSB, Temer procurou interlocutores de Maia para desfazer o mal-estar com a disputa pelos parlamentares do partido. O presidente chamou o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), para conversar, de acordo com o apurado pela publicação. Mendonça é um dos principais aliados de Maia, mas também ministro do governo federal.

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.