Tombini diz que mecanismos para controle de bolhas são desejáveis

Déficit em conta corrente deve se refletir futuramente no câmbio, mas desequilíbrios globais requerem coordenação

Publicidade

SÃO PAULO – Atendendo à sabatina no Senado para a aprovação de sua indicação à presidência do Banco Central, Alexandre Tombini ressaltou que a autoridade monetária lidará com um ambiente externo complexo, a qual poderá requerer a adoção de medidas para o controle de “bolhas”.

Ao longo do debate com os Senadores membros da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), o atual diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do BC, afirmou que “mecanismos macroprudenciais para a prevenção de bolhas são mais que justificados”.

Sem referir-se especificamente ao emprego de mecanismos para intervenção no mercado de câmbio, Tombini destacou que “medidas relativas ao setor externo devem ser tratadas como prudenciais”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Ele apontou ainda para a manutenção dos desequilíbrios globais no cenário externo. “A condução da política econômica se dará com um quadro externo volátil”, afirmou Tombini. “Precisamos permanecer atentos”, ressaltou.

Intervenção cambial?
“Os países têm a flutuação de suas moedas não relacionada aos fundamentos”, constatou Tombini. Questionado sobre a deterioração das contas externas brasileiras, o diretor do BC afirmou que “o estágio da nossa conta corrente é de déficit e isso deve se refletir mais à frente nas cotações”.

De acordo com Tombini, as medidas de injeção de liquidez promovidas pelo Federal Reserve, conhecidas como alívio quantitativo, tornam mais complexo o ambiente internacional. Entretanto, a ampla liquidez deve se normalizar nos próximos anos.

Continua depois da publicidade

“Não adianta o país aproveitar a abundante liquidez”, ponderou Tombini, “se em frente houver uma reversão, os fluxos que podem ser produzidos em função dessas políticas podem criar problemas de estabilidade financeira”.

Assim, o indicado por Dilma Roussef para a presidência do BC afirmou que buscará trazer mais proximidade do câmbio flutuante em relação aos fundamentos da economia, em vez de simplesmente deixar que políticas de outros países determinem a taxa de câmbio brasileira, “que é flutuante, mas em relação aos fundamentos”, explicou Tombini.

Mudança de conduta
“Não há nenhum cenário de crise no balanço de pagamentos no Brasil”, afirmou o Senador Aloísio Mercadante (PT-SP). “Não podemos conviver com déficts em transações correntes muito elevados. “Os bancos centrais ao redor do mundo não olham mais só para inflação e crescimento, mas também para o câmbio”, completou o Senador.

Embora tenha reafirmado a autonomia da autoridade monetária para a formulação de política monetária, o BC se vê em uma situação complexa, em meio a crescentes pressões inflacionárias, mas também a amplo diferencial de juros no Brasil e no exterior, o qual tem contribuído para elevar o fluxo de capitais em direção ao Brasil.

Entretanto, Tombini ressaltou que a correção dos desequilíbrios requer a adoção de medidas coordenadas com outros países, reforçando a busca pela atuação em fóruns como o G20 e o BIS (Banco de Pagamentos Internacional).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.