Política monetária

Tombini: ajuste na mensagem do Banco Central já alterou condições financeiras

BC retirou do comunicado a promessa de que os juros continuariam no atual patamar "por um período de tempo suficientemente prolongado"

SÃO PAULO – O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta sexta-feira que o recente ajuste na mensagem do BC já determinou mudança relevante nas condições financeiras.

O BC retirou do comunicado emitido logo após sua última decisão sobre política monetária a promessa de que os juros continuariam no atual patamar “por um período de tempo suficientemente prolongado.”

“Não resta dúvida…de que a comunicação é parte importante do processo de condução da política monetária. O ajuste na mensagem do Banco Central, por si só, já determinou mudança relevante nas condições financeiras de modo geral”, disse Tombini em discurso na Câmara de Comércio França-Brasil, em São Paulo.

PUBLICIDADE

Na ata da reunião de março do Comitê de Política Monetária (Copom), o BC defendeu que é preciso “cautela” na condução da política monetária diante das incertezas, discurso reforçado por Tombini.

“Ações foram tomadas, mas é plausível afirmar que outras poderão ser necessárias. Para decidir sobre isso, o Banco Central irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico”, completou ele.