“Todos sabiam lá que o apartamento pertencia ao Lula”, diz ex-zelador do triplex

Em outro momento do depoimento, o ex-zelador ficou bastante irritado com as perguntas dos advogados de Lula: "Vocês são um bando de lixo!"

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta sexta-feira (16) o ex-zelador do Condomínio Solaris, no Guarujá (SP), José Afonso Pinheiro, prestou depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato. Segundo ele, “todos sabiam” que o triplex 164/A “pertencia ao ex-presidente Lula”. Ainda durante o depoimento, o funcionário disse que a ex-primeira dama Marisa Letícia “se portava lá como proprietária do apartamento”.

Pinheiro foi arrolado pelo Ministério Público Federal como testemunha de acusação na ação penal contra Lula por suposto recebimento de R$ 3,7 milhões em propinas da empreiteira OAS. Zelador há 20 anos, ele trabalhou no Solaris entre novembro de 2013 e abril de 2016.

Questionado sobre o conhecimento dos moradores de quem era o dono do apartamento, o ex-zelador foi enfático: “Sim, todos sabiam lá que o apartamento pertencia ao ex-presidente Lula. Inclusive, até os condôminos sabiam que era dele o apartamento. Sempre houve esse comentário lá. Antes da visita o pessoal já comentava que o apartamento era dele”.

Continua depois da publicidade

A audiência, porém, foi bastante tensa, com um momento em que o ex-zelador ficou bastante incomodado com os questionamentos dos advogados de Lula sobre sua filiação ao PP após ser demitido do condomínio. Ele foi candidato a vereador com o nome de “Afonso Zelador do Triplex”. A resposta de Pinheiro chegou a ser interrompida por Moro, que pediu que ele tivesse calma.

“Você não sabe o que é uma pessoa tá desempregada, passando por uma dificuldade terrível! Fui envolvido numa situação que não tenho culpa nenhuma… Perdi meu emprego, perdi minha moradia. E você vem querer me acusar? Falar alguma coisa contra mim? Quem é você para falar? Você nunca passou por isso… Posso falar quem vocês são? Vocês são um bando de lixo! Lixo! O que vocês fizeram com nosso país”, reclamou Pinheiro.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.