Título de eleitor agora pode ser emitido on-line

A principal vantagem do sistema Elo é a entrega do documento na hora da inscrição eleitoral, pedido de transferência e solicitação de segunda via

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) inaugura nesta segunda-feira, dia 23 de junho, a emissão dos títulos de eleitor on-line, cujo sistema foi batizado de “Elo”. A facilidade estará disponível para todos os eleitores do Estado de São Paulo, conforme confirmou o TRE-SP.

Implantação do sistema começa na capital paulista

Para o eleitor, a principal vantagem do novo sistema reside no fato de que o título será entregue na hora da inscrição eleitoral, assim como deverá acontecer nos casos em que o eleitor fizer pedido de transferência de domicílio eleitoral e solicitar emissão de segunda via do documento.

Esta maior rapidez oferecida pelo Elo evita assim que o eleitor tenha que ir duas vezes ao cartório eleitoral, uma para solicitar o documento e a segunda para retirá-lo. Além disso, da maneira convencional, o título de eleitor não é liberado ao solicitante antes de um prazo mínimo de 30 dias.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outra vantagem beneficia os cartórios. Apesar de muitas pessoas desconhecerem a displicência de muitos eleitores, é fato que os cartórios acumulam um número muito grande de documentos de eleitores que simplesmente não voltam para buscar o título eleitoral. Nesse sentido, o Elo deve evitar esse tipo de problema daqui para frente. Para se ter uma idéia, no Estado de São Paulo são emitidos 100 mil títulos diariamente.

Inicialmente o sistema será implantado na capital e em sete municípios do Grande ABC, o que corresponde a 64 zonas eleitorais. A previsão é de que até novembro deste ano a operação seja totalmente concluída. A partir desta segunda-feira apenas as zonas eleitorais 1ª, 3ª, 5ª e 347ª adotarão o método , sendo que as demais farão o mesmo gradualmente.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.