Terras: Governo entrega 1,5 mil títulos de propriedade para famílias assentadas em Mato Grosso

Documentos são da modalidade de domínio, ou seja, ainda dependem de registro cartorial para garantir as titulações

Estadão Conteúdo

Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Publicidade

O governo federal vai entregar 1,5 mil títulos de propriedade para famílias assentadas de Mato Grosso, informou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ao Broadcast Agro. Deste total, 798 estão sendo entregues em atos do Ministério da Agricultura, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, do Incra e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) durante visita interministerial ao Estado, segundo dados da Agricultura. Até então, foram contemplados assentamentos dos municípios em Canarana e Paranaíta.

Os títulos entregues pela União aos produtores são da modalidade de domínio, ou seja, ainda precisam de registro do cartório, o que é solicitado pelo próprio Incra na titulação de assentamentos da reforma agrária. Contudo, são definitivos para propriedade após registro e verificações cartoriais.

“Estamos titulando com responsabilidade porque é o ato final das famílias no assentamento, com o título levado ao cartório, registrado, que dá a posse e a segurança jurídica para a família”, disse o presidente do Incra, César Aldrighi, segundo nota do Ministério da Agricultura.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nos atos, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que o título da terra é uma carta de alforria ao produtor e leva dignidade a quem produz. Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, destacou que o título é um avanço para garantir a produção de alimentos saudáveis e que, além do recebimento do título, as famílias já acessaram crédito rural.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.