RADAR INFOMONEY AO VIVO Petrobras anuncia plano para 2021 a 2025 e mercado não gosta; assista

Petrobras anuncia plano para 2021 a 2025 e mercado não gosta; assista

Termina nesta quarta o prazo para solicitar ou transferir título de eleitor

Quem fez o pedido pela internet também deve comparecer às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Termina nesta quarta-feira (5) o prazo para solicitar o título de eleitor, transferir domicílio ou fazer a revisão dos dados eleitorais.

Quem fez o pedido pela internet até o último dia 30 tem até esta quarta para comparecer às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral, sendo necessária a apresentação do número do protocolo gerado pelo pré-atendimento e os originais e as cópias da carteira de identidade, comprovante de residência, título de eleitor anterior (se for o caso) e, no caso dos homens, comprovante de quitação militar.

O primeiro turno das Eleições 2010 será no dia 3 de outubro, quando acontecerão as eleições gerais para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais.

Aprenda a investir na bolsa

Eleitores no exterior
O prazo para o alistamento ou transferência de domicílio eleitoral para o exterior também termina nesta quarta.

É necessário apresentar um documento oficial brasileiro de identificação, podendo ser original ou cópia autenticada, no qual constem nome completo, data de nascimento, filiação, nacionalidade e naturalidade, comprovante de residência e quitação militar. No caso de transferência, o eleitor deve comprovar residência de, no mínimo, três anos no novo domicílio.

Os eleitores que moram fora do Brasil são obrigados a votar ou justificar o voto nas eleições para presidente da República. Para isso, devem se cadastrar em uma embaixada ou consulado brasileiro ou em qualquer cartório eleitoral no Brasil.

Quem não votar não poderá obter passaporte ou identidade. O cidadão também fica impossibilitado de requerer qualquer documento nas repartições diplomáticas no exterior, entre outras restrições.

Internet
No último dia 30, encerrou o prazo para a realização do pré-atendimento pela internet para regularizar a situação eleitoral. De julho do ano passado até o dia 30 de abril, foram realizados mais de 374 mil atendimentos pelo sistema Título Net.

Em São Paulo, foram mais de 125 mil atendimentos realizados até o dia 30 de abril. No Rio de Janeiro, foram 35,9 mil atendimentos, seguido pelo Estado do Paraná (33,2 mil), Minas Gerais (25 mil) e Rio Grande do Sul (20,8 mil), sendo que estes foram os cinco estados onde houve maior procura pelo atendimento via internet.

PUBLICIDADE

O objetivo do Título Net foi facilitar o acesso do cidadão ao alistamento eleitoral, já que pelo sistema foi possível solicitar o título de eleitor, transferência de domicílio ou revisão dos dados eleitorais, tornando mais ágil o atendimento nos cartórios eleitorais.

Devido às eleições, o Título Net só voltará a receber pedidos de títulos ou de atualização de cadastro a partir de 4 de novembro.