Tereza Cristina diz a iranianos que Brasil tem interesse em comprar fertilizantes

Ela observou que o Irã importa de outros parceiros comerciais quantidades consideráveis de produtos nos quais o Brasil é altamente competitivo, como arroz

Estadão Conteúdo

Tereza Cristina

Publicidade

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta quinta-feira, 17, em encontro com empresários iranianos, que o Brasil tem interesse em comprar fertilizantes do país. As declarações foram dadas durante visita à Shiraz Petrochemical Company, uma das maiores produtoras de ureia do Irã, localizada no sul do país.

“Temos muitas complementaridades entre os nossos países. Vocês têm a ureia que nós tanto precisamos lá no nosso país para poder produzir e nós podemos mandar para cá produtos que vocês produzem menos, como soja e milho”, disse a ministra no evento, segundo nota da pasta.

O secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais da pasta, Jean Marcel Fernandes, que acompanha a ministra na viagem, informou que a fabricante tem interesse em ampliar o fornecimento ao Brasil. “Mas não discutimos números”, afirmou Fernandes ao Broadcast Agro, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

De acordo com ele, a negociação agora depende dos agentes privados – exportadores iranianos e importadores brasileiros. De acordo com dados do ministério, o Irã produz anualmente cerca de 5 milhões de toneladas de ureia – metade deste volume é vendida no mercado interno e o excedente é exportado.

A comitiva ministerial participou também de um evento realizado pela Câmara de Comércio de Shiraz. Segundo a pasta, a ministra ouviu empresários iranianos interessados em fazer negócios com o Brasil e destacou o interesse do Brasil em ampliar as relações bilaterais no campo agroalimentar.

Fernandes afirmou à reportagem que os empresários iranianos demonstraram “muito interesse” na ampliação comercial na pauta agrícola entre os dois países. “Nossas economias são complementares. Precisamos de mais ureia e eles de mais milho, soja e carnes. Queremos também diversificar com algodão, arroz, açúcar e outros”, apontou ao Broadcast Agro.

Continua depois da publicidade

No encontro, Tereza Cristina observou que o Irã importa de outros parceiros comerciais quantidades consideráveis de produtos nos quais o Brasil é altamente competitivo, como arroz, açúcar e algodão.

“Estamos diante de uma oportunidade ímpar para ampliar ainda mais esse nosso comércio agrícola. De um lado, contamos com a eficácia da produtividade brasileira para continuar a contribuir com a segurança alimentar iraniana. Não devemos apenas exportar mais, mas também diversificar nossa pauta”, disse a ministra.

“Pelo outro lado, tencionamos importar mais fertilizantes iranianos, assim como fomentar outros produtos já apreciados pelos brasileiros, como nozes e castanhas, uvas secas, frutas conservadas e açafrão”, acrescentou. A possibilidade de acordos de cooperação técnica entre os dois países também foi abordada por Tereza Cristina.

O embaixador do Brasil no Irã, Laudemar Gonçalves Neto, disse no evento que os empresários iranianos devem intensificar as visitas ao Brasil para o intercâmbio de informações e realização de negócios, especialmente na participação de feiras do agronegócio.

A agenda da ministra no Irã se estende até sábado, com previsão de encontros com empresários e representantes do governo local. Tereza Cristina retorna ao Brasil no próximo domingo, 20.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.