Teori autoriza abertura de inquérito contra Dilma por obstrução da Justiça

Além da presidente afastada, ministro do STF autorizou abertura de inquérito contra Lula e mais dois ex-ministros petistas

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou em despacho de segunda-feira (15) a abertura do inquérito contra a presidente afastada Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dois ex-ministros do governo da petista. O processo tramita em segredo de justiça.

O processo é baseado em conversas feitas entre Lula e Dilma sobre a entrega do termo de posse do petista como ministro da Casa Civil. De acordo com o Estadão, a PGR quer investigar suposta tentativa de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato pela presidente afastada e pelo ex-presidente e também pelos ex-ministros Aloizio Mercadante e José Eduardo Cardozo.

Apesar da conversa ser uma das bases da suspeita, o próprio Teori anulou a gravação telefônica feita com autorização do juiz Sérgio Moro e divulgada pela Justiça Federal do Paraná. Para o ministro, o diálogo foi gravado sem autorização judicial porque o juiz já havia mandado suspender as escutas.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com esta autorização de Teori, a PGR e a Polícia Federal agora podem conduzir investigações para conseguirem provas de que houve tentativa de obstruir a Lava Jato. Após este processo, a PGR poderá arquivar o processo caso entenda que não há indícios de crime, ou oferecer uma denúncia ao STF.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.