Teori anula escuta entre Lula e Dilma e manda inquéritos do ex-presidente para Sérgio Moro

Teori enviou as investigações relativas ao sítio em Atibaia (SP) e ao triplex em Guarujá (SP), atribuídos ao ex-presidente da República

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki enviou nesta segunda-feira ao juiz Sérgio Moro, a 13ª Vara Federal de Curitiba, as investigações relativas ao sítio em Atibaia (SP) e ao triplex em Guarujá (SP), atribuídos ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o jornal O Globo, na decisão, o ministro do Supremo também anulou a gravação do petista com a presidente afastada Dilma Rousseff. “Cumpre deixar registrado que o reconhecimento, que aqui se faz, de nulidade da prova colhida indevidamente deve ter seu âmbito compreendido nos seus devidos limites: refere-se apenas às escutas telefônicas captadas após a decisão que determinou o encerramento da interceptação”, informou a decisão.

A conversa interceptada entre Lula e Dilma foi revelada em meados de março a respeito do termo de posse do ex-presidente como ministro da Casa Civil, sendo feita duas horas após a PF pedir a suspensão das interceptações do petista. Os investigadores da Lava Jato haviam interpretado a conversa entre os petistas como uma forma de obstrução da Justiça, uma vez que a presidente afastada teria tido a intenção de dar foro especial a Lula nas investigações com a nomeação para o cargo. Segundo o jornal, o ministro do Supremo manteve na Corte o pedido de abertura de inquérito contra Dilma feito pela Procuradoria Geral da República, mas ainda não decidiu se abre as investigações. As investigações contra Lula e o pedido de inquérito contra Dilma estão em sigilo.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.