Tendência é Lula ir ao governo, mas é difícil que as coisas saiam como ele deseja, diz LCA

A avaliação é de que a não ida de Lula para o governo Dilma seria um forte sinal de que este se inviabilizou e o impeachment teria elevada probabilidade de ocorrer

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Ontem, após mais de quatro horas de conversa com a presidente Dilma Rousseff, Lula não confirmou se aceitará ser ministro.

O ex-presidente ainda tem dúvidas e disse à presidente que precisa amarrar todas as pontas com o PMDB antes de decidir se assume ou não a Secretaria de Governo. Lula mostrou dúvidas sobre entrar no ministério e contou ter sido informado por integrantes do PMDB de que sua presença nesse momento, não daria “governabilidade plena” a Dilma nem teria o condão de, por si só, barrar o impeachment. Lula disse que vai sondar novamente o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

E, conforme destaca a LCA Consultores, aparentemente, Lula estaria inseguro quanto à viabilidade política do governo Dilma mesmo com ele como ministro. Por outro lado, a avaliação é de que a não ida de Lula para o governo Dilma seria um forte sinal de que este se inviabilizou e o impeachment teria elevada probabilidade de ocorrer. “Assim, a tendência natural é Lula ir para o governo”, afirma. Porém, destacam os consultores, “o descrédito do governo é tão grande junto ao empresariado que são baixas as chances de sucesso das propostas de animar os empresários a investir como deseja o Lula”.

Continua depois da publicidade

Lula também comandaria o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, onde serão estudadas medidas de estímulo à economia que animassem os empresários e que complementariam as medidas propostas por Barbosa para área fiscal, exceto a reforma da Previdência que não será enviada ao Congresso. O PAC e o Programa Minha Casa, Minha Vida terão papel importante nessa estratégia. 

Assessores palacianos descartam uma guinada na política econômica e a própria presidente Dilma se mostra contrária à utilização das reservas internacionais neste momento.

 

Especiais InfoMoney:

Como o “trader da Gerdau” ganhou meio milhão de reais na Bovespa em 2 meses 

As novidades na Carteira InfoMoney para março

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.