Segundo jornalista

Temer teve encontro fora da agenda, na casa de Gilmar Mendes

Jantar na casa do ministro ocorreu um dia antes de o presidente anunciar Raquel Dodge para suceder Rodrigo Janot na Procuradoria-Geral da República

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O presidente Michel Temer teve um encontro fora da agenda oficial na noite de terça-feira (27) com o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral e foi voto de desempate no julgamento que culminou na negação do pedido de cassação da chapa eleita em 2014. Conforme conta a jornalista do G1 Andreia Sadi, também estiveram presentes no jantar oferecido pelo magistrado os ministros Moreira Franco (Secretaria Geral) e Eliseu Padilha (Casa Civil).

O encontro não divulgado ocorreu um dia antes de o presidente anunciar Raquel Dodge para suceder Rodrigo Janot na Procuradoria-Geral da República e da retomada da sessão do STF sobre a validade da delação da JBS e a manutenção do ministro Edson Fachin no comando do caso.

Segundo a jornalista da GloboNews, três fontes disseram que a sucessão de Rodrigo Janot foi discutida. A escolha da subprocuradora Raquel Dodge representa a primeira nomeação de uma mulher para o cargo, mas também traz uma ruptura na tendência de se indicar o nome mais votado da listra tríplice encaminhada pela categoria dos procuradores, o que vinha acontecendo desde o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Aprenda a investir na bolsa

O Planalto não comentou se o tema foi discutido e tampouco explicou por que não houve divulgação para o encontro. Em nota, disse que “o presidente Michel Temer marcou o jantar com o ministro Gilmar Mendes para discutir Reforma Política”.

O encontro ocorreu um dia depois de o procurador-geral da República Rodrigo Janot apresentar ao STF denúncia contra o presidente por corrupção passiva. Caso o processo seja autorizado por 2/3 da Câmara em plenário, a corte decide se confirma ou não a decisão para tornar o peemedebista réu e julgá-lo colegiadamente em ação penal.