Temer se reúne com Padilha para definir se afasta Jucá

Michel Temer avalia Padilha no Planejamento e Moreira Franco na Casa Civil se Jucá sair, diz O Globo; segundo a Folha apurou, presidente em exerício é aconselhado a afastar titular do Planejamento

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Segundo o jornal O Globo, após a divulgação do áudio de Romero Jucá com Sérgio Machado sugerindo estancar a sangria da Operação Lava Jato, o presidente em exercício Michel Temer passou a avaliar mudanças em seu ministério. 

Se Temer optar pela demissão de Romero Jucá (Planejamento), há duas possibilidades em análise: Moreira Franco assumir esta pasta ou, então, o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) ser deslocado para o Planejamento e Moreira, que é atualmente assessor especial da Presidência, assumir a Casa Civil.

Já segundo o jornal Folha de S. Paulo, Michel Temer está sendo aconselhado por sua equipe que a melhor saída é o afastamento temporário de Jucá do governo depois que foi divulgada a gravação. A tendência é Jucá pedir seu afastamento do governo para se defender, de acordo com apurado pela Folha. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As informações mais recentes são de que Temer convocou Padilha para uma conversa neste momento às 15h19 (horário de Brasília) para decidir o destino do ministro. Segundo o Estado de S. Paulo, aliados pressionam para o afastamento de Jucá, com o objetivo de impedir que o escândalo contamine o seu governo. O temor no Planalto é do que mais pode estar contido nas gravações, que ainda não foram divulgadas na íntegra. 

O ideal, para Temer, era que Jucá pedisse o próprio afastamento, mas ele não fez isso na sua coletiva de imprensa, devolvendo a decisão final ao colo do presidente interino. 

O momento do escândalo é péssimo, com Temer enviando as primeiras medidas econômicas ao Congresso.  O PDT disse que vai ingressar com uma representação no Conselho de Ética do Senado pedindo a cassação de Jucá. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.