Temer se recusa a tomar posição sobre impeachment e volta a pregar “reunificação do País”

Em entrevista a Josias de Souza, do UOL, ele se esquiva em tomar partido por duas questões: esse tipo de atividade não se insere nas atribuições constitucionais do vice-presidente e por conta da divisão do PMDB na matéria

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em entrevista ao jornalista Josias de Souza, do UOL, o vice-presidente Michel Temer afirmou que não está participando de nenhuma articulação contra o impeachment, defendendo uma posição de equilíbrio diante da questão: “nesta situação tensa que existe no momento, não quero praticar deslealdade institucional. Isso eu jamais praticaria.”

Temer se esquiva em tomar partido por duas questões: esse tipo de atividade não se insere nas atribuições constitucionais do vice-presidente e por conta da divisão do PMDB na matéria. Ele afirma que não poderia, como presidente da legenda, assumir a posição de um dos lados.

E falou sobre a possibilidade de um novo governo. “Seja sob o império da presidente Dilma ou de qualquer um que chegue ao poder, é preciso reunificar o país”, afirmou. “Precisamos de uma aboluta pacificação nacional. Todas as mentalidades partidárias deveriam se unir. Seja agora, sob o império da presidente, ou sob qualquer outro império, tem que haver uma coalizão nacional. Até acho que, se a presidente Dilma fizesse essa coalizão nacional, com todos os partidos, o país sairia desse embaraço em que se encontra.”

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Ele ainda afirma que o impedimento não é o único risco que ronda o Palácio do Planalto. “Tem também os processos do TSE, que podem cassar a chapa”, afirma, referindo-se às ações que correm no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), tendo como alvo a chapa de 2014, composta por Dilma e Temer.

Ontem, Dilma afirmou  que espera “integral confiança” do vice-presidente Michel Temer. “E tenho certeza que ele a dará”, completou.”Ao longo desse tempo eu desenvolvi a minha relação com ele e conheço o Temer como pessoa, como político e como grande constitucionalista”, completou.

É hora ou não é de comprar ações da Petrobras? Veja essa análise especial antes de decidir:

Continua depois da publicidade

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.