Temer reúne equipe econômica hoje à noite e anúncio da meta só deve sair amanhã

A intenção de Temer era definir a nova meta fiscal nesta terça-feira, mas não houve consenso na equipe

Estadão Conteúdo

Publicidade

O presidente em exercício, Michel Temer, ainda fará mais uma reunião nesta quarta-feira, 6, com membros da equipe econômica para fechar o número da meta fiscal de 2017, que deve ser anunciado apenas amanhã. Segundo fontes do Planalto, o encontro, que não consta na agenda de Temer, que está previsto para às 19h, contará com a presença do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, além do relator do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Wellington Fagundes (PR-MT), e da líder do governo no Senado, Rose de Freitas (PMDB-ES).

A intenção de Temer era definir a nova meta fiscal nesta terça-feira, mas não houve consenso na equipe. Enquanto a área econômica defende um déficit de R$ 150 bilhões, há na área política quem defenda, a exemplo do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, a repetição da meta deste ano, de rombo de R$ 170,5 bilhões, que ainda assim já imporia aperto adicional de gastos. Meirelles negou a divergência.

Segundo ele, a dificuldade para se fechar o número é a mesma que aconteceu na meta de 2016, por conta de uma série de variáveis que têm de ser estimadas. “Estamos agora trabalhando na receita e obviamente isso envolve diversos setores de atividade econômica, a retomada da confiança, o investimento, a infraestrutura. Temos de pensar também em privatização e venda de ativos”, disse Meirelles.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Questionado se o aumento de impostos também está nesse horizonte, ele respondeu: “Estamos considerando e vamos divulgar as conclusões ainda esta semana”. Meirelles disse ainda que os cálculos do governo visam divulgar o menor déficit possível. “Será uma meta realista e crível”, repetiu.

O governo quer enviar a proposta a tempo de votação no Congresso Nacional antes do prazo legal de 17 de julho para que os parlamentares entrem em recesso. Pelas regras, o Congresso não pode entrar em recesso sem a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Agenda
Nesta quarta-feira, conforme a agenda presidencial, Temer só tem compromissos na parte da tarde. Às 15 horas, ele recebe o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e bancadas federais dos Estados de Rondônia e Acre, no Palácio do Planalto. Na sequência, tem encontro com o senador Eduardo Lopes, líder do PRB no Senado, e com membros da Associação Brasileira de Mídias Evangélicas (ABME).

Continua depois da publicidade

Às 17h, Temer se reúne com o líder do PR, deputado Aelton Freitas, e com a deputada Brunny (PR-MG). Por fim, antes da reunião da meta, às 17h30, ele recebe o presidente da Ambev, Bernardo Pinto Paiva.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.