Temer na articulação política pode reduzir desgaste com o Congresso, avalia consultoria

Assim, enquanto Joaquim Levy comanda a área econômica, Temer comandará a coordenação política, que poderá reduzir o desgaste da presidente nas negociações com o Congresso, ressalta a LCA Consultores

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Após recusa de Eliseu Padilha para assumir a Secretaria de Relações Institucionais, a presidente Dilma Rousseff transferiu as atribuições da articulação política de seu governo para o atual vice-presidente Michel Temer. O anúncio foi feito na noite da última terça-feira (7).

Apesar das polêmicas com relação à decisão de Dilma ter transferido a coordenação política para Temer sem a consulta do PMDB ter irritado o partido aliado, também há a expectativa de que haja uma melhora das relações com o Congresso, conforme destaca a LCA Consultores. 

“Temer, que também é presidente do PMDB, coordenará as ações políticas do governo. Desta forma, Dilma poderá ter mais um ministro forte em seu governo”, afirma a consultoria.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Assim, enquanto Joaquim Levy comanda a área econômica, Temer comandará a coordenação política, que poderá reduzir o desgaste da presidente nas negociações com o Congresso, diz a LCA.

Mas isso não quer Temer enfrentará desafios importantes no governo e no Congresso. No governo, terá de garantir o seu espaço junto a Aloizio Mercadante e Miguel Rossetto, homens de confiança de Dilma. Um grande teste de Temer será o seu papel no preenchimento dos cargos do segundo escalão do governo.

No Congresso, onde já foi algumas vezes presidente da Câmara, Temer terá que negociar com os seus presidentes, Eduardo Cunha e Renan Calheiros.

Continua depois da publicidade

“Como todos sabem, Calheiros e Cunha têm mantido uma posição independente do governo, pois controlam a agenda parlamentar e têm infligindo derrotas importantes ao Palácio do Planalto. Fica a dúvida se com Temer na coordenação política essa atitude será mantida ou amainada”, afirmam os analistas.

“A vantagem de Temer é que ele possui um canal de aberto de negociação com Cunha e Calheiros, o que não acontecia com Pepe Vargas e Mercadante. Um teste importante para Temer será as votações do ajuste fiscal”, conclui a consultoria.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.