Temer e Trump podem ter encontro ainda este ano, diz embaixador

"Não estamos com pressa, quem vem primeiro, quem vai depois. Haverá uma reunião neste ano, as relações estão muito boas", disse Sérgio Amaral

Equipe InfoMoney

Publicidade

O embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Sérgio Amaral, disse hoje (17) que acredita que os presidentes do Brasil, Michel Temer, e dos Estados Unidos, Donald Trump, podem se encontrar ainda este ano. 

“Nós estamos discutindo isso”, disse o embaixador, e completou: “Não estamos com pressa, quem vem primeiro, quem vai depois. Haverá uma reunião neste ano, as relações estão muito boas. As conversas entre o presidente Temer e o presidente Trump foram muito positivas”.

A afirmação foi feita durante seminário sobre multilateralismo durante a era Trump na Elliott School of International Affairs, um dos principais centros de estudo de relações internacionais nos Estados Unidos.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Transpacífico

Durante o evento, o embaixador também afirmou que o anúncio, em janeiro deste ano, da saída dos Estados Unidos da Parceria Transpacífico, acordo de comércio entre os EUA e países asiáticos e latino-americanos como Chile, México e Peru, será uma boa oportunidade para o Brasil intensificar a relação com essas nações. Segundo ele, esses países tinham expectativas com relação à aproximação com os Estados Unidos, e a intensificação de relações com o Brasil pode ser uma alternativa. Isso já estaria acontecendo por meio da aproximação entre o Mercosul e Aliança do Pacífico, outro grupo regional que une Chile, Colômbia, México e Peru.

Sérgio Amaral disse que o distanciamento dos Estados Unidos de acordos regionais tradicionais como o Nafta, com Canadá e México, também pode trazer resultados positivos para o Brasil, já que o país poderia concluir um acordo bilateral com o México, que está em negociação desde 2002.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.