Temer diz que agora vem a “parte mais difícil”; Lula já articula resistência ao vice

Vice disse ser preciso aguardar o Senado acatar a decisão da Câmara e afirmou a assessores que "o que nos espera é uma grande responsabilidade"

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Após a abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff ser aprovada na Câmara dos Deputados, os principais atores políticos envolvidos estão articulando as próximas movimentações. 

Ontem, o vice-presidente Michel Temer comemorou a admissibilidade do processo no Palácio do Jaburu com a sua equipe, conforme informa a Folha de S. Paulo. Contudo, ele disse ser preciso aguardar o Senado acatar a decisão da Câmara e afirmou a assessores que “o que nos espera é uma grande responsabilidade”.

De acordo com o jornal, o vice orientou auxiliares a evitar comemorações efusivas e pediu moderação. Ele lembrou a todos que “agora é que vem a parte mais difícil”, referindo-se ao desafio de assumir num período de forte recessão.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Vale ficar atento ainda às movimentações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, após o fracasso das articulações contra o impeachment da presidente na Câmara, o petista se dedicará a articular a resistência contra um eventual governol Temer. Interlocutores do ex-presidente avaliam que, apesar da derrota, Lula ainda pode se beneficiar com o afastamento de Dilma e chegar a 2018 como candidato de oposição. 

Lula ainda não decidiu se vai disputar a Presidência pela sexta vez, diz o Instituto que leva seu nome. Porém, os sinais são cada vez mais fortes. Rui Falcão, presidente do PT, já disse que Lula se colocou à disposição para viajar o País ainda este mês.

Enquanto isso, o governo sinaliza novas ações na Justiça e reforça batalha por votos
entre senadores. Já a oposição quer acelerar análise, aceitando processo em 15 dias e concluindo julgamento da presidente em um mês, segundo desejo de Temer, diz Globo. A estratégia é não dar tempo de reação ao Planalto.

Continua depois da publicidade

Especiais InfoMoney:

Carteira InfoMoney rende 17% no 1º trimestre; 5 novos papéis entraram no portfólio de abril

Trader que perdeu R$ 285.000 com Telebras conta como deu a volta por cima

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.