Temer descarta nome de “favorito” para a Justiça após crítica a delações, diz Folha

De acordo com assessores ouvidos pelo jornal, Temer considerou muito "ruim" e "errática" a entrevista de Antonio Claudio Mariz de Oliveira

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Ao tomar conhecimento das entrevistas concedidas por Antonio Claudio Mariz de Oliveira, o vice-presidente Michel Temer descartou o nome do criminalista como ministro da Justiça, informa a Folha de S. Paulo. De acordo com assessores ouvidos pelo jornal, Temer considerou muito “ruim” e “errática” a entrevista de Mariz em que ele fala praticamente como ministro. Mariz critica o mecanismo das delações premiadas e diz que a Polícia Federal precisa ter outros focos além do combate à corrupção. Segundo Temer, a declaração é ruim neste momento  porque dá munição aos que tentam acusá-lo de desejar parar a Operação Lava Jato.

Os investigadores da Operação Lava Jato criticaram a possível nomeação do criminalista Antonio Claudio Mariz de Oliveira, que era tido como favorito.  Mariz foi um dos 105 advogados que, em janeiro, assinou um manifesto em que comparou a Operação à Inquisição e à ditadura militar, destacou a Folha de S. Paulo

Ao jornal, Mariz confirmou  ter conversado com o vice sobre a possibilidade de ocupar o cargo. “Falamos sim, de um modo geral. Ele perguntou alguma coisa, eu disse o que achava”. Mariz é advogado do empresário Lúcio Bolonha Funaro, suspeito de ter pago despesas do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e foi responsável pela defesa do ex-vice-presidente da Camargo Corrêa Eduardo Leite. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ao Estadão, ele assegura que não interferiria na atuação da Polícia Federal e diz que a Lava Jato não acabaria. “Não vejo nenhuma possibilidade de qualquer tipo de interferência do Executivo na Lava Jato. Acho até uma irracionalidade acreditar que o presidente da República ou o ministro da Justiça possam interferir no andamento da Lava Jato.” 

Para a Folha, o criminalista manteve as suas críticas ao instrumento da delação premiada, cerne da Lava Jato. “Sou contra a delação nesses termos e, especialmente, a delação do preso. Quem está detido não tem vontade, a vontade é sair da cadeia. A lei fala efetividade e voluntariedade [do acusado]”, disse. “Na tortura, fala-se mais depressa porque a pessoa está apanhando, mas fala. Na delação, demora mais um pouco, mas acaba falando também. Não fala o Marcelo Odebrecht, que é uma coisa excepcional”, criticou. 

Especiais InfoMoney:

Continua depois da publicidade

Carteira InfoMoney rende 17% no 1º trimestre; 5 novos papéis entraram no portfólio de abril

Trader que perdeu R$ 285.000 com Telebras conta como deu a volta por cima

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.