Temer anunciará Alexandre de Moraes como substituto de Teori no STF nesta tarde, diz Estadão

De acordo com o jornal, o próprio presidente teria telefonado para os demais candidatos no domingo, para comunicá-los da decisão

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente Michel Temer deverá anunciar, na tarde desta segunda-feira (6), o nome do ministro que irá substituir Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal. Conforme conta reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, o escolhido teria sido Alexandre de Moraes, hoje ministro da Justiça, apesar das recentes críticas recebidas por conta da atuação na crise penitenciária.

De acordo com a matéria da jornalista Vera Magalhães, o próprio peemedebista teria telefonado para os demais candidatos no domingo para comunicá-los da decisão.

Em tese de doutorado apresentada na Faculdade de Direito da USP, o atual ministro da Justiça defendeu que fossem vedados de indicação ao cargo de ministro do STF aqueles que exercessem cargos de confiança durante o mandato do presidente em exercício.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O nome a ser indicado por Temer para ocupar o assento de Zavascki, morto em tragédia aérea em 19 de janeiro, não herdará a relatoria dos processos envolvendo a operação Lava Jato na Corte, que já foram redistribuídos ao ministro Edson Fachin após sorteio eletrônico realizado na semana passada.

Caso seja confirmado, Alexandre de Moraes ainda será submetido a sabatina e aprovação do Senado Federal. O novo ministro pertencerá à Primeira Turma do Supremo — hoje composta por Luís Roberto Barroso, Marco Aurélio Mello, Luiz Fux e Rosa Weber –, já que Fachin pediu transferência à Segunda Turma para que pudesse participar do sorteio pela relatoria da Lava Jato.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.