TCU pode recomendar ao Congresso que rejeita contas de Dilma, diz Folha

Segundo o jornal, há disposição da área técnica e de alguns ministros de recomendar ao Congresso a rejeição das contas da presidente em razão do descumprimento da LRF por conta das "pedaladas"

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) de considerar irregulares as “pedaladas fiscais” feitas pelo primeiro governo Dilma Rousseff pode levar ao um fato inédito no órgão: rejeitar as contas da presidente, de acordo com informações apuradas pelo jornal Folha de S. Paulo.

Segundo o jornal, há disposição da área técnica e de alguns ministros de recomendar ao Congresso a rejeição das contas da presidente em razão do descumprimento da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), o que seria algo inédito no TCU.

O descumprimento da LRF prevê a punição do gestor público por crime de responsabilidade e a abertura do processo criminal depende do Ministério Público Federal, porque o TCU não tem essa competência. O relator das contas de 2014 é o ministro Augusto Nardes, ex-deputado do PP. As contas de Dilma do ano passado têm de ser votadas neste semestre e, antes disso, o governo espera derrubar a decisão do TCU. O Congresso nunca recusou as contas de um presidente. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Defesa do governo
A Advocacia-Geral da União (AGU) emitiu na última quinta-feira, 16, nota defendendo que os atrasos nos repasses do Tesouro Nacional a bancos públicos responsáveis por pagamentos de benefícios e programas sociais não afrontam a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e que existem desde 2001.

O Tribunal de Contas da União (TCU) confirmou a convocação de 14 autoridades do governo Dilma Rousseff para prestar esclarecimentos sobre as chamadas ‘pedaladas’ fiscais, atrasos deliberados verificados no repasse de recursos federais para bancos públicos, como forma de melhorar as contas públicas.

O ministro José Múcio Monteiro, relator do caso no TCU, concedeu 30 dias de prazo para que todos prestem informações sobre as irregularidades nas contas. A lista de autoridades passou a incluir o ex-presidente do Banco do Brasil Aldemir Bendine, que atualmente está no comando da Petrobras.

Continua depois da publicidade

(Com Agência Estado) 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.