Tarcísio contraria posição de Bolsonaro e busca apoio do PL à reforma tributária

Governador paulista deve se reunir com o ex-presidente na quinta-feira para pedir apoio à reforma

Reuters

Tarcísio Freitas, do Republicanos

Publicidade

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decidiu contrariar a posição do seu mentor político Jair Bolsonaro e buscou apoio do PL, partido do ex-presidente, para aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados, de acordo com relatos de duas fontes com conhecimento direto das tratativas.

Tarcísio reuniu-se na manhã desta quarta-feira com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e deputados e senadores do partido na sede da legenda, em Brasília, para defender a aprovação da reforma, disseram as fontes à Reuters. Mais cedo, ele esteve também com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e se manifestou publicamente a favor do projeto.

O governador paulista deve se reunir com o próprio Bolsonaro na quinta-feira para pedir apoio à reforma, segundo uma fonte ligada ao chefe do Executivo estadual. A assessoria do ex-presidente não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Presidente de honra do PL, Bolsonaro tem se posicionado firmemente contra a reforma tributária em tramitação na Câmara e chegou a falar em uma postagem nas redes sociais que a legenda — que detém a maior bancada na Câmara dos Deputados — vai se posicionar totalmente contra a proposta.

“Do exposto, o presidente do Partido Liberal (Valdemar Costa Neto) e seu líder na Câmara dos Deputados (Altineu Lopes) encaminharão, junto aos seus 99 deputados, pela rejeição total da PEC da Reforma Tributária”, postou ele no Twitter, na terça-feira. Quando um partido decide fechar questão todos os parlamentares têm de seguir a orientação da cúpula, sob pena de punição.

A movimentação de Tarcísio ocorre dias após Bolsonaro ter sofrido a pior derrota na carreira política dele ao ter sido tornado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O governador paulista é apontado como um dos principais beneficiários do espólio político do ex-presidente e potencial candidato à sucessão presidencial em 2026.

Continua depois da publicidade

O ex-presidente tem tentado se manter politicamente ativo desde então e encontrou no combate à reforma tributária uma possível plataforma, afirmando que essa seria a “reforma do PT” e que seria um “soco no estômago dos mais pobres”.

No encontro com Valdemar nesta quarta, o governador paulista falou da importância de o PL apoiar a reforma e considerou que houve bastante recepção por parte do presidente da legenda, segundo fonte ligada a ele. Tarcísio acredita que no encontro com Bolsonaro também será possível conquistar apoio, uma vez que o próprio governo passado propôs uma reforma tributária.

Pela manhã, após se reunir com Haddad, Tarcísio disse que seu Estado concorda com “95%” da proposta de reforma tributária que tramita na Câmara e que os pontos de divergências são pontuais e “fáceis de serem ajustados”. Disse ainda que São Paulo será “um parceiro” na aprovação da reforma.

Continua depois da publicidade

“Acho que está muito fácil construir entendimento, São Paulo vai ser um parceiro no debate, na aprovação da reforma tributária. Nós estamos aqui para isso, para gerar convencimento. A gente sabe que a reforma tributária é extremamente importante para o Brasil”, disse Tarcísio aos jornalistas.

O governador citou como tema principal de negociações o Conselho Federativo, que centralizará a arrecadação pelo texto que está sendo discutido. Tarcísio disse que tem buscado formas de incluir na proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma mecanismos para melhorar a governança deste órgão.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tem atuado junto a Tarcísio, outros governadores, partidos e setores econômicos para garantir apoio suficiente para votar e aprovar a reforma tributária, proposta discutida há décadas no Congresso e que poderia se tornar o seu principal legado à frente do cargo. Lira quer votar o texto ainda nesta semana.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.