Supremo deve julgar liberdade de Lula na próxima semana: veja o que esperar

Plano da defesa é suspender os efeitos da condenação no caso do triplex do Guarujá para tirar Lula da cadeia, em condições de disputar as eleições

Equipe InfoMoney

Publicidade

Está em curso no Supremo Tribunal Federal um arranjo de bastidores para que o pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja julgado no plenário na próxima semana. A defesa do petista quer suspender os efeitos da condenação no caso do triplex do Guarujá para tirá-lo da cadeia, em condições de disputar as eleições. Ao sinal verde foi dado pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, no entanto, a definição da data do julgamento ainda depende de prazos processuais.

Veja os principais pontos de mais essa etapa do caso Lula:

O que falta para o julgamento ser marcado?

O plenário deve julgar o pedido feito no final de junho e negado em decisão individual pelo relator da Lava Jato no Supremo, Edson Fachin. Por decisão do ministro, os advogados de Lula têm até o dia 6 de agosto para responder se querem ou não discutir a situação eleitoral do ex-presidente nesse processo. Só falta essa manifestação da defesa para que o processo esteja apto para julgamento.

Lula pretende discutir agora no STF a inelegibilidade?

A pessoas próximas aos defensores do ex-presidente afirmam que agora não é o melhor momento, nem o local adequado para iniciar o debate sobre a elegibilidade do pré-candidato petista. Se o plenário do STF declarar Lula inelegível, o que tem grandes chances de acontecer, a discussão sobre esse tema praticamente se encerra. Presidente do TSE até dia 14 deste mês, Luiz Fux escreveu hoje que a inelegibilidade de Lula é “chapada”. Descontando o perfil mais vocal do ministro, esse é o sentimento no Supremo e no TSE.

Para o partido, politicamente é mais rentável arrastar o assunto para o mais próximo possível do dia da eleição. O advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin, divulgou nota à imprensa afirmando que não formulou perante o STF qualquer pedido cautelar relacionado à situação eleitoral de Lula e que esse tema deve ser discutido pelo Superior Tribunal de Justiça.

Qual a razão do movimento da presidente do STF?

A pressão dos ministros que também compõem o Tribunal Superior Eleitoral foi determinante para a sinalização da presidente Cármen Lúcia de que o tema pode ser pautado na semana que vem. Esses integrantes da Corte avaliam que a definição sobre a situação do ex-presidente deve ser o mais rápida possível para reduzir a insegurança do processo eleitoral.

Quais as chances de Lula ser solto?

Reservadamente, os ministros acreditam que não deve haver votos para libertar Lula, e menos ainda para permitir que ele concorra ao Planalto. O clima no tribunal é de evitar ao máximo interferências no processo eleitoral e qualquer mudança na situação atual do petista tem potencial de mudar a composição de forças no jogo político.

Há ainda problemas técnicos no recursos apresentado pelos advogados de Lula. O principal deles é o fato de o pedido ter sido feito com base no recurso extraordinário, que não foi admitido pelo TRF4, tribunal de origem do processo. Para a concessão do benefício de suspender a pena, depende de os julgadores responderem à seguinte pergunta: há recurso com chance de reverter, de alguma forma, essa condenação? No caso de Lula, esse recurso não chegou

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados