STF irá julgar hoje perdão das penas de petistas condenados no mensalão

Serão julgados os casos do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, que foi preso em novembro de 2013, e do ex-deputado petista João Paulo Cunha

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Ocorre nesta quinta-feira (10) o julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) que pode conceder o perdão da pena de dois petistas condenados no caso do mensalão: Delúbio Soares e João Paulo Cunha. Os casos do ex-tesoureiro e do ex-deputado do PT vão ser analisados pelo plenário da Corte nesta tarde.

Relator da ação penal 470, o ministro Luís Roberto Barroso poderia tomar essa decisão sozinho, mas resolveu levar o caso para ser debatido com seus pares. Os dois petistas já cumprem a pena em casa.

Delúbio Soares foi preso em novembro de 2013 e condenado a 6 anos e 8 meses de prisão, enquanto a condenação de João Paulo, de 6 anos e 4 meses, começou a ser cumprida em fevereiro de 2014. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com base no decreto presidencial do indulto de Natal, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, recomendou em parecer ao STF o perdão para Delúbio, João Paulo e outros sete condenados no julgamento: os ex-deputados Roberto Jefferson (PTB-RJ), Valdemar Costa Neto (PR-SP), Romeu Queiroz (PMB-MG), Pedro Henry (PP-MT) e Bispo Rodrigues (PR), além do ex-diretor do Banco Rural Vinícius Samarane e do advogado Rogério Tolentino.

Os outros casos não estão na pauta do Supremo desta quinta, mas podem ser decididos hoje porque a situação dos condenados é a mesma e o entendimento poderia ser aplicado a eles. Em fevereiro, Barroso negou o perdão da pena do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que foi preso ano passado na Operação Lava Jato.

Especiais InfoMoney:

Continua depois da publicidade

Como o “trader da Gerdau” ganhou meio milhão de reais na Bovespa em 2 meses 

InfoMoney faz nova atualização na Carteira Recomendada de março; confira

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.