STF intima Bolsonaro no hospital para dar início à ação penal por tentativa de golpe

Ex-presidente está internado na UTI, mas participação em live motivou oficial de Justiça a entregar citação no leito

Marina Verenicz

Publicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) intimou nesta quarta-feira (23) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), diretamente no hospital DF Star, em Brasília, sobre o início da ação penal que o acusa de tentativa de golpe de Estado.

Segundo aliados, um oficial de Justiça compareceu pessoalmente à unidade de terapia intensiva (UTI) onde Bolsonaro está internado desde o último dia 11, após cirurgia abdominal. A entrega do documento foi motivada pela participação do ex-presidente em transmissões online nos últimos dias, o que demonstrou, segundo a Corte, que ele estava em condições de ser citado.

“A divulgação de live realizada pelo ex-presidente na data de ontem (22/4) demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje (23/4)”, informou o STF em nota oficial.

A intimação formal marca o início da contagem do prazo de cinco dias úteis para a apresentação da defesa no processo. Trata-se de uma etapa obrigatória da ação penal e comum a todos os réus, que são acusados de planejar medidas ilegais para se manter no poder após a derrota nas eleições de 2022.

Participação em lives e visitas

Apesar da internação, Bolsonaro tem mantido atividades públicas. Na segunda-feira (21), concedeu uma entrevista por vídeo ao SBT Brasil diretamente do leito. Na terça-feira (22), participou de uma live com os filhos Flávio, Eduardo e Carlos Bolsonaro, além do ex-piloto Nelson Piquet. A transmissão foi usada para criticar o STF e promover uma marca de capacetes da qual ele e Flávio são sócios.

O boletim médico mais recente, divulgado na terça, indicou que Bolsonaro apresenta “boa evolução clínica” e sinais de movimentação intestinal, embora siga em jejum e sendo alimentado por sonda. O hospital manteve a recomendação de restrição total a visitas, o que não impediu que ele recebesse o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, na UTI.

Continua depois da publicidade

“Tive uma ótima conversa, saí de lá muito feliz. Estou na torcida pela recuperação total”, disse Valdemar.

Ação penal em curso

A intimação havia sido determinada pelo ministro Alexandre de Moraes no último dia 11 para todos os oito denunciados no chamado núcleo político da trama golpista. Bolsonaro foi o último a ser notificado. Os demais acusados, como Mauro Cid e Augusto Heleno, já iniciaram a entrega de suas defesas.

Bolsonaro é réu por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, entre outros crimes. O STF ainda julga se receberá outras denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República contra diferentes núcleos da mesma organização.