STF forma maioria para manter presos suspeitos de mandar matar Marielle Franco

Decisão do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, foi chancelada por Cármen Lúcia e Cristiano Zanin; ainda faltam os votos de Luiz Fux e Flávio Dino

Fábio Matos

Chiquinho Brazão, Domingos Brazão e Rivaldo Barbosa, suspeitos de serem os mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2018

Publicidade

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta segunda-feira (25), maioria de votos para que sejam mantidas as prisões dos suspeitos de serem os mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), em março de 2018.

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, foi chancelada pelos ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Ainda faltam os votos de Luiz Fux e Flávio Dino.

Moraes convocou a Primeira Turma da Corte para analisar as prisões preventivas do deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil), do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) Domingos Brazão e do delegado Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os três foram presos no domingo (24) e são apontados em relatório elaborado pela Polícia Federal (PF) como mandantes e planejadores do assassinato de Marielle.

A sessão no plenário virtual do Supremo teve início pouco depois da meia-noite desta segunda-feira (25). Os magistrados têm até as 23h59 para registrar seus votos.

Além das três prisões, a PF cumpriu 12 mandados de busca e apreensão, todos no Rio de Janeiro. Foram alvos das buscas Erica Andrade, esposa de Rivaldo Barbosa; Giniton Lages, delegado da Polícia Civil e ex-chefe do Departamento de Homicídios do Rio na época do atentado; Marcos Antônio Barros Pinto, comissário da Polícia Civil do Rio; e Robson Calixto Fonseca, assessor do Tribunal de Contas do RJ.

Continua depois da publicidade

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.