Arquivado

STF arquiva acusação contra Aécio Neves na Operação Lava Jato

Teori Zavascki acatou pedido da PGR, que não viu consistência nas afirmações feitas pelo entregador de dinheiro do doleiro Alberto Youssef, Carlos Alexandre de Souza Rocha sobre o senador

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki determinou o arquivamento de uma apuração sobre o senador Aécio Neves (PSDB-MG) no âmbito da Operação Lava Jato. 

Teori acatou pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República), que não viu consistência nas afirmações feitas pelo entregador de dinheiro do doleiro Alberto Youssef, Carlos Alexandre de Souza Rocha, conhecido como Ceará

Em parecer, o Procurador-Geral da Repúblico Rodrigo Janot afirmou que o dono da UTC, Ricardo Pessoa, outro colaborador da Lava Jato, quando foi ouvido sobre a suspeita, “foi peremptório que não entregou valores espúrios, direta ou indiretamente, para o senador Aécio Neves”. Quando o depoimento de Ceará foi revelado pelos jornais, em dezembro do ano passado, Aécio classificou a citação como “fala e absurda”. 

Aprenda a investir na bolsa

Ceará havia afirmado que o tucano recebeu R$ 300 mil de um diretor da UTC Engenharia, uma das empresas investigadas na Operação Lava Jato.

Em nota, Aécio afirmou que “a decisão da PGR ratificada pelo Supremo Tribunal Federal desmascara mais uma torpe tentativa de envolver nomes da oposição no mar de lama que envolve o PT e o governo e que a operação Lava Jato tem mostrado ao país”.

“O mesmo já havia acontecido com os senadores Anastasia e Randolfe. Não foi a primeira tentativa e provavelmente não será a última. Mas, para mim, essa decisão, por mais importante que seja, não é suficiente. É preciso que se investigue o que está por trás dessas falsas e criminosas citações de nomes da oposição sem indícios mínimos que as comprovem e que têm o claro objetivo de confundir as investigações em curso no país”, completou.

Leia também:

InfoMoney atualiza Carteira para fevereiro; confira

Analista-chefe da XP diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

PUBLICIDADE