Publicidade
O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou nesta segunda-feira (30) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é o “plano A” da sigla para a disputa presidencial de 2026. A declaração foi dada em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.
Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão da Justiça Eleitoral e é réu em ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) que apura sua participação em uma tentativa de golpe de Estado em 2022.

Wajngarten e advogado de Bolsonaro depõem à PF sobre obstrução em ação sobre golpe
Polícia investiga se Mauro Cid criou e utilizou perfil no Instagram para falar sobre delação premiada com defensor de um dos réus em processo da tentativa de golpe

Nikolas Ferreira troca ato de Bolsonaro na Paulista por casamento em BH
O deputado faltou ao ato pois seria padrinho do casamento da prima com um amigo próximo, em Minas Gerais
“Não temos alternativas”
“Nós do PL temos uma certeza: nosso plano A para 2026 é Jair Bolsonaro. Nós não temos alternativas a ele. As penas impostas a ele de impedimento, na nossa avaliação, são injustas e vamos trabalhar para que ele seja nosso candidato, porque ele é o líder em todas as pesquisas”, afirmou Sóstenes.
Continua depois da publicidade
Apesar das barreiras jurídicas, o deputado afirmou que o ex-presidente permanece como principal nome do partido. Segundo ele, caso Bolsonaro permaneça impedido de concorrer, a definição de um eventual substituto será uma decisão pessoal do ex-presidente.
“O presidente Bolsonaro tem o timer certo, tem a nossa credibilidade, e no momento certo tomará essa decisão”, declarou.
Sóstenes mencionou que, caso Bolsonaro seja definitivamente impedido, nomes como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Romeu Zema (Novo-MG) podem ser considerados. “Mas isso caberá a ele [Bolsonaro] decidir”, completou.