Sites oficiais dos munícipios paulistas não possuem qualidade razoável

Em uma escala de 0 a 10, a cidade de São Paulo - que lidera o ranking da FGV - recebeu nota 3,58

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Dos 685 municípios do estado de São Paulo, 414 possuem sites oficiais na internet. Os dados divulgados pelo Índice Geral de Qualidade de Governo Eletrônico, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostram que 35,8% das cidades paulistanas ainda não possuem páginas na rede.

Apesar de mais da metade dos municípios possuírem site, a qualidade das páginas deixa a desejar. Em uma escala de 0 a 10, a cidade de São Paulo, que lidera o ranking, recebeu nota 3,58. Além disso, apenas nove municípios receberam notas acima de 2.

De acordo com o responsável pela pesquisa, Norbeto Torres, uma cidade com serviços eletrônicos razoáveis receberia nota 5.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Serviços, democracia e usabilidade

A pesquisa analisou ainda os serviços oferecidos pelos sites, a participação da sociedade neles e a usabilidade.

São Paulo também ficou em primeiro na avaliação dos serviços eletrônicos oferecidos, mas a nota também foi baixa, 3,49, na mesma escala de 0 a 10. São Carlos apareceu em segundo, com 3,11. Apenas seis municípios tiveram nota acima de 2.

Quanto à Democracia, São Paulo liderou, com nota 4,56. De acordo com o critério de avaliação, o valor mostra que o site está no 1º estágio da e-Democracia e, por meio da internet, a sociedade tem acesso a informações, conteúdos, ações e decisões do governo. Nesse quesito, apenas São Carlos, São José dos Campos, Limeira e Guarujá, além de São Paulo, tiveram nota superior a 3.

Continua depois da publicidade

No quesito usabilidade, 20 cidades tiveram nota a partir de 5,65. Segundo a pesquisa, isso indica que há maior preocupação com aspectos visuais e de facilidade de uso do que com os conteúdos e serviços. São José dos Campos lidera o ranking, com nota 7,08, seguida por São José do Rio Preto (6,39) e Barueri (6,22).

Qualidade

Confira o ranking com as 10 cidades que obtiveram as notas mais altas no índice geral de qualidade do site:

Município Nota
São Paulo 3,58
São Carlos 3,08
São José dos Campos 2,76
Barueri 2,68
Limeira 2,23
Taboão da Serra 2,20
Guarujá 2,16
Mogi das Cruzes 2,15
Americana 2,07
Embu 1,96