Sindicato de advogados de SP representará contra Moro; juízes federais saem em sua defesa

Juiz divide opiniões entre profissionais do Direito; veja manifesto dos que o defendem

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O juiz Sérgio Moro é realmente uma figura polêmica. Enquanto o Sindicato dos Advogados de São Paulo vai enviar uma representação ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça), contra Moro, juízes federais saíram em defesa dele. 

Para seus detratores do sindicato paulista, o juiz cometeu ilegalidades tanto ao grampear a presidente Dilma Rousseff quanto ao divulgar as gravações. Segundo o presidente do sindicato, Aldimar de Assis, só o Supremo Tribunal Federal tem foro para investigar a presidente da República. Além disso, ele questiona a divulgação de uma gravação feita depois de Moro ter determinado o bloqueio das interceptações.

Já os defensores do juiz curitibano dizem lutar pela “independência judicial”. Eles afirmam em nota que estão “vigilantes e atentos a tentativas temerárias de ingerência nas decisões judiciais por outros meios que não os estabelecidos na ordem jurídica”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Para eles, o algumas pessoas de fora do Judiciário tentam “intimidar” o juiz responsável pelo processo da Lava Jato. 

Confira a nota oficial dos juízes que defendem Moro:

“Pela Independência Judicial

Continua depois da publicidade

Nós, juízes federais aqui reunidos, juntamente com todos os juízes federais brasileiros que se encontram neste momento perante as sedes da Justiça Federal, manifestamos nosso total apoio à independência judicial do juiz federal Sérgio Moro e de todos os magistrados federais que atuam nos processos da Operação Lava Jato.

A construção de uma sociedade livre, justa e solidária exige um Poder Judiciário forte e independente. Isso somente será possível se for assegurada aos juízes a liberdade para decidir conforme seus entendimentos, devidamente fundamentados no ordenamento jurídico.

Os juízes federais do Brasil reafirmam a sua independência e renovam o compromisso assumido quando da posse no cargo: manter, defender e cumprir a Constituição Federal e as leis do País.

Estamos vigilantes e atentos a tentativas temerárias de ingerência nas decisões judiciais por outros meios que não os estabelecidos na ordem jurídica e rechaçamos com veemência qualquer ameaça dirigida a membros do Poder Judiciário. O sistema judicial prevê o modo como as decisões dos juízes podem ser impugnadas e modificadas.

A Justiça Federal brasileira, da qual fazemos parte, ao lado do juiz federal Sérgio Moro, tem uma história centenária pautada pela defesa dos direitos dos cidadãos e da ordem democrática, com observância aos princípios fundamentais.

Temos consciência que o Judiciário está em constante aperfeiçoamento. Jamais aceitaremos qualquer retrocesso, especialmente por intermédio de intimidações, para atender determinadas situações especiais.

Uma Justiça independente e sem temores é direito de todo cidadão brasileiro e a essência do Estado Democrático de Direito, motivo pelo qual estamos ao lado do juiz federal Sérgio Moro e de todos os demais juízes, desembargadores e ministros que atuam nos processos da Operação Lava Jato.”

Especiais InfoMoney:

Como o “trader da Gerdau” ganhou meio milhão de reais na Bovespa em 2 meses 

As novidades na Carteira InfoMoney para março

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.